Metodologia

Etapa I

Critérios de avaliação
Os nomes listados nesta etapa dependem exclusivamente dos resultados de buscas no Facebook, Google e YouTube. As redes sociais e os mecanismos de busca mostram resultados de acordo com as palavras-chave pesquisadas (nome da categoria, termos e temas relacionados) e relevância do produtor de conteúdo nesse contexto pesquisado.

O que o Facebook entende por relevância?
De acordo com a própria métrica da plataforma, são mostradas Fan Pages com maior probabilidade de serem relevantes para o público que segmentamos, com base em afinidade, tamanho da página e número de pessoas dentro da segmentação que já curtiram a página.

O que o Google/Youtube entende por relevância? Uma vez que o mecanismo orgânico do Google trabalha com algoritmos não divulgados, o uso de ferramentas de mídia visa focar na quantidade de impressões que determinado site gera ou visualizações no Youtube, quantificando o impacto potencial dos influenciadores.

Como serão selecionados?
Formação de uma pré-lista de 20 nomes será feita com base em pesquisas em três ferramentas:

Facebook Audience Insights
Pesquisa no Youtube
Google Adwords

Quais perfis dos influenciadores serão considerados?
Identificação de todos os perfis do influenciador. Serão considerados página no Facebook, perfil no Twitter, perfil no Instagram, canal no Youtube e blog de conteúdo

Etapa II
Para obter os 6 influenciadores digitais mais relevantes em cada uma das 22 categorias, os selecionados na Etapa I  são avaliados a partir de critérios definidos pela metodologia A2ad que mensuram a popularidade e o engajamento dos influenciadores no meio digital.

Foram considerados os seguintes canais para cada influenciador: blog ou site, canal no YouTube, perfil no Instagram, perfil no Twitter e fanpage no Facebook, usando a relação entre base de fãs e o engajamento dos canais, bem como média de impressões e desempenho técnico do blog/site.

Como será calculado?

Interações em cada canal

  • Facebook: soma reações, comentários e compartilhamentos
  • Twitter: soma de retuítes e favoritos
  • Youtube: visualizações de vídeo
  • Instagram: soma de curtidas e comentários
  • Blog de conteúdo: soma de visitas

Popularidade em cada canal

  • Facebook: total de fãs
  • Twitter: total de seguidores
  • Youtube: total de inscritos
  • Instagram: total de seguidores
  • Blog de conteúdo: média de visitantes únicos

Média ponderada por plataforma: A rede social que apresentar maior popularidade e engajamento terá peso maior em cada categoria.

 

Apoiadores
a2ad
advice
bdo
cbb
ebsa
aberje
abracom
abradi
anatec